top of page

Metodologia de ensino

A concepção do projeto pedagógico do IDEA é inteiramente focado no desenvolvimento de competências práticas que ajudam o aluno a se desenvolver em um mercado cada vez mais competitivo. A metodologia ativa de ensino é utilizada para desenvolver o pensamento crítico do aluno de forma autônoma e participativa. Alguns dos principais pilares dessa metodologia são:

1. Currículo por competência

O IDEA, com observância do conteúdo da RESOLUÇÃO Nº 5, de 17 de dezembro de 2018 (Resolução responsável por instituir as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Direito) tem como ponto central a utilização de um conjunto de recursos cognitivos. 

Dentre eles destaca-se o Currículo por Competências que, em linhas gerais, visa solucionar de forma eficaz uma situação, uma vez que é concebido como um conjunto de disciplinas voltadas em ensinar competências previamente estabelecidas no perfil profissiográfico do curso. 

O currículo por competências está adstrito a ideia de inovação curricular pautada na concepção pedagógica de educação baseada em competências para a promoção de uma aprendizagem significativa. Com o aluno no centro do processo e o professor mediador da construção do conhecimento fundado no mundo do trabalho, ele possibilita um viés de empregabilidade ao alunado, afastando, assim, o desemprego estrutural, tendo em vista que os princípios pedagógicos e metodológicos induzem a formação de pessoas capacitadas a resolver problemas em condições e cenários reais, de forma fundamentada na informação de qualidade.

Metodologia ativa

O IDEA, além de apresentar uma grade curricular totalmente inovadora, que promoverá uma educação da mais alta qualidade para a região Norte e Nordeste do Brasil, capacitará todos os seus professores para utilizarem em todas as aulas as denominadas Metodologias Ativas, fato que permitirá, já nas aulas inaugurais, os alunos no processo de ensino, contribuindo efetivamente para o incremento da aprendizagem.

As metodologias ativas de ensino e aprendizagem assumem um papel importante no desenvolvimento de competências, pois levam os alunos a:

 

  • Participar ativamente da aprendizagem;

  • Desenvolver a responsabilidade com o seu processo de formação;

  • Desenvolver suas capacidades e habilidades mais facilmente;

  • Tornar-se mais motivados e interessados nas atividades dos momentos de aprendizagem.


O IDEA utiliza no Curso de Direito, entre outras, as metodologias ativas:
 

  • Estudos de caso

  • Problem-based learning (PBL)

  • Problematização 

  • Role playing

  • Team-based learning (TBL)

Salas invertidas

O IDEA, tendo em vista sua postura inovadora, não utilizará o modelo tradicional de sala de aula, na qual o professor, apenas de forma expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam, sozinhos, suas atividades. Nossa ideia é utilizar a metodologia de sala de aula invertida (do inglês, flipped classroom, já utilizadas, por exemplo, em instituições como Stanford, Harvard, Northeastern e NYU).
 
Com a utilização da sala invertida o nosso aluno, como agente responsável por sua formação, fará a incorporação dos conceitos basilares antes e depois da aula, bem como durante o desenvolvimento do conteúdo juntamente com os demais colegas, por intermédio de discussões sobre os conhecimentos adquiridos, sendo as dúvidas sanadas com a orientação do professor. 

Assim, na sala de aula invertida o foco central é o aluno, que estudará previamente à distância (utilização de materiais digitais, como: fóruns; games; pesquisas; podcasts; textos; videoaulas etc.), todavia, o professor, propondo abordagens inovadoras, viabilizará uma aprendizagem prática, atrativa que possibilitará o aluno desenvolver Conhecimentos, Habilidade e Atitudes (CHA) capazes de garantir autonomia para solucionar problemas, bem como, tornar-se criativo e com senso crítico aguçado.
bottom of page